segunda-feira, 12 de julho de 2010

She's back (Nena)

A Nena, neste lugar, é uma entidade, não uma pessoa. Uma ideia, mais do que uma imagem.
A celebração de uma estética e de uma postura superior, de classe e distância, uma deliciosa experiência do que  pode ser a ilusão da perfeição.

O sorriso sereno que deixamos na cara ao observar uma artista destas é simultaneamente de agradecimento e de reconhecimento. No caso da Nena, que inspira este blogue por ter conseguido, com a sua tenra idade, um lugar de destaque neste grupo de boa gente nortenha, melhor música ainda, o que vemos vai para lá do que está visível. Ao sabermos que Nena se prepara para cantar novas músicas a solo, temos a certeza de um toque de Midas que ninguém pode tirar a esse especialíssimo Desenhos Animados, já tão falado aí em baixo. E a imensa riqueza dos Azeitonas torna-se, pela voz dela, quase luxuriante.
A jovem menina que aparece humildemente como "partenaire" é um pedaço enorme da alma da banda.

Ontem vi "Os Azeitonas" no meio da rua.
Uma rua da minha cidade, a Cândido dos Reis, em plena "movida" tripeira no coração das "Galerias" (revolução cultural que se vai alargando a toda a baixa), que ficou a abarrotar para ouvir, dançar - e acima de tudo curtir - as músicas que nos habituamos a amar por serem feitas deste sotaque largo que é o nosso.

E mais uma vez se percebeu a coragem do grupo, quando mexe no "Miúda" antes que os engula e se chega à frente com coisas novas ou antigas noutra pele.

A Nena tinha voltado ao grupo no dia anterior, 9, em Coimbra, e pisou o palco da nossa cidade no dia 10 de Julho, esse dia do ano que é meu, e que o ano passado, ao perfazer conta certa, foi celebrado precisamente pel' "Os Azeitonas", vindo ver os aviões que eu via.

Um ano depois, recolhido na sombra, como gosto de estar, remataram-me um dia perfeito, na rua, no Porto.
E nas faldas daqueles verdadeiros malucos esteve, finalmente,  a diva destas linhas.

She's back.

Pedro Caius

Sem comentários:

Enviar um comentário